quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Das palavras

Essas letras combinadas sempre me chamaram a atenção. Tem palavras que soam erradas, algumas parecem vindas de outra língua. Lembro-me do sofrimento que foi quando era criança e tive que aceitar cérebro ao invés de célebro, que sempre foi tão sensato e natural, menos racional. Teve ainda algumas das quais a origem é duvidosa, “ponto A” sempre me estica um biquinho à francesa – e as aulas de geometria traziam esse glamour. E acho um absurdo falar muito e não poder expressar que delícia é falar muinto! Agora, inaceitável mesmo foi, com quase duas décadas de aprendizado, descobrir o mundo do entretenimento e deixar o entreterimento. Renasci.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Gulag Orkestar


Beirut. O último presente mais legal que ganhei de alguém, de alguém que nem conheço mas entende bem sobre o que quero ouvir. Zach Condon.

É como uma mistura de todos os lugares que já vi em pensamento, mas que nunca fui. Me dá sentimentos familiares, mas que das origens desconheço. Está tudo ali, junto, saindo de um trompete e de um ukulele e hoje, e finalmente hoje, vou conferir de pertinho, me ensurdecer de felicidade.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

#9Dream

Calma, minha gente. O mundo não vai acabar. Larguem a numerologia (999 é 666 invertido, 9+9=18 1+8=9, 9+9+9=27 2+7=9, 6+6+6=18 1+8=9) e corram para as lojas. Hoje foram lançados os discos remasterizados dos Beatles e vocês podem conferir a diferença entre mono x estéreo. Além disso, rolou um super evento da Apple “It’s only rock and roll but we like it”, no qual foi divulgada a entrada das músicas dos Beatles no iTunes e o game Rock Band dos Fab4 além de novos modelos de iPods e nona versão do iTunes. A Rolling Stone desse mês, nas bancas hoje (9), traz os bons rapazes na capa e fala sobre assunto por apenas 8,90 (8x9=72 7+2=9 – tá, nessa eu exagerei). Bom, isso foi bastante divulgado mas não é exatamente sobre o que quero falar.
Revolution 9# começou quando John Lennon resolveu dar o ar da graça nesse mundinho xôxo que era, no dia 9 de outubro de 1940, supostamente às 6:30 (essas contas ainda me matam! 6+3+0=9) e à partir de então, esse número o perseguiu durante a vida. Morou com sua mãe em 9 Newcastle (nove letras) Road, Wavertree (nove letras), Liverpool (nove letras) antes de mudar pra casa de sua tia Mimi. Alguns acontecimentos da banda aconteceram em dias 9, John conheceu Yoko Ono em 9 de novembro de 1966 – 9 anos depois de conhecer Paul e 9 anos antes de Sean nascer em um dia 9, os números dos apartamentos do casal eram 72 (7+2=9), entre outros fatos curiosos como McCartney ter nove letras.
Lennon compõe algumas músicas relacionadas a isso, como "Revolution #9", "one after 909" e "#9 dream". Sobre a última, foi lançada no nono álbum de John, no nono mês de 74, a canção pegou em nono lugar no ranking da New Musical Express Charts e o verso "Ah, bowakawa pousee, pousee" tem exatamente nove sílabas. A ironia foi ele ter sido morto em 8 de dezembro de 1980 (1+9+8+0=18 1+8=9) em NY, mas já era 9 de dezembro na sua cidade natal, Liverpool. JL sempre acreditou ter alguma ligação com esse número e é por essas e outras que o dia de hoje foi escolhido a dedo para tantos lançamentos relacionados.

Ouça #9Dream

terça-feira, 8 de setembro de 2009

O porquê de não te amar

Sofro de não amor, não por falta deste mas por falta de paciência. Enquanto você passa suas longas quatro horas na marginal num dia de chuva, me manda mensagens de amor e espera a recíproca. Respondo a primeira, e com um pouco de sacrifício a segunda. Quando chega a terceira, você me desculpe, o silêncio me parece a melhor opção. Mas todo ônibus que se preze tem aquela criança mal criada e remelenta que começa a chorar e os passageiros querem morrer! É aí que você me liga, no auge do seu tédio e desespero, briga comigo dizendo que ajo com indiferença. Não é falta de amor, é só meu celular que te odeia, odeia quando lota a caixa de entrada com mensagens de mesmo conteúdo e quando escrevo pra você – e fica lerdo só de birra, até desliga sozinho. A vontade que tenho é de jogá-lo na parede e pense o que quiser desse silêncio! Até que não te amo mais.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

FIAT LUX

Deu à luz o nome de dia e às trevas o nome de noite e da tarde e da manhã se fez o primeiro dia. A palavra veio antes da matéria e assim também se concretizam meus pensamentos.