Ele teve a coragem de deixar a estabilidade da advocacia para subir nas cordas bambas do teatro. Começou fazendo o que naturalmente já faz: despertando sorrisos com seu bom humor. Passou pelo teatro, participou de vídeos independentes e agora atua em Gangbang, programa da MTV no qual interpreta um personagem muito parecido com ele mesmo. Adriano fala de teatro, TV, nonsense, originalidade e seu novo projeto.
Por que você deixou o Direito para se voltar ao teatro? Foi algo consciente na época ou aconteceu naturalmente?
No último ano da faculdade eu fazia estágio em um escritório. Aquela rotina de trabalho e as pessoas com quem trabalhava me fizeram perceber que não conseguia me imaginar trabalhando em nenhuma área do direito, o que eu tentava me convencer desde o primeiro ano de faculdade, de que descobriria uma área com a qual me identificasse e teria prazer. Coincidiu de começar um curso de clown logo no início do quinto ano, o que abriu as portas do teatro para mim. Assim que me formei em Campinas tive que voltar para Jacareí e lá, através de um amigo de meus pais que tinha um grupo, comecei a ensaiar peças e conheci outras pessoas do meio teatral da cidade.
O que é mais gratificante como ator: teatro ou televisão?
Como ator, acho que você se expressa de verdade no teatro. A televisão, desde o formato às exigências de anunciantes, remete muito mais a um produto/imagem do que a algo artístico. Por isso deve ser muito mais elaborada e pensada para poder ser algo de qualidade.
Você se inspira em alguém pra estimular sua criatividade?
Me inspiro em diversos criadores, atores e diretores. Gosto muito de Andy Kaufman, Monty Python, Tim an Eric, Zac Galafinakis, Andy Sandbert e todo o Lonely Island, Human Giant, Will Ferrel, Jim Carrey... Como ator gosto muito também de Louis Garrel, Louis Pierr Léad, atores que fazem personagens muito próximas de suas realidades e possuem características fortes, que sempre agregam às personagens que interpretam. Pretendo estudar mais arte dramática para poder me dedicar a personagens mais complexas e que me satisfaçam mais como ator.
Como surgiu a idéia do programa Gangbang?
O programa surgiu da vontade de fazer um algo extremamente surtado, que vinha das idéias que todos tínhamos na época, das coisas que vínhamos assistindo e a rotina que vivemos. Os quatro atores principais são da Trintaeum Filmes e moramos juntos, além disso, existe um "elenco fixo" que sempre participa. O primeiro programa para o Portal MTV terá quase 10 minutos e será uma única história, quase um curta, só que com a linguagem nonsense, bastante auto-referência aos demais episódios, muita metalinguagem e atores interpretando a si mesmos.
O nonsense do programa foi uma escolha também sem sentido?
O nonsense foi uma escolha natural, inconscientemente ligada ao mundo contemporâneo, da construção da identidade através da imagem e claro, devido às referências e coisas que vínhamos assistindo na época. Hoje, com essa atual temporada que estamos produzindo, vejo que o nonsense foi incorporado de forma orgânica na criação dos roteiros. Ou seja, ele faz sentido enquanto nonsense, os esquetes passaram a ter começo, meio e fim, não necessariamente nessa ordem, nem com a noção tradicional de ação e reação.
Nos anos 70, Monty Python fazia uma série cômica que já apresentava grande teor de nonsense e influenciou muitos outros programas, inclusive brasileiros, como Casseta e Planeta Urgente! e Tv Pirata. Você acha que o Gangbang se espelha nesse padrão e em que proporções ele é original?
O Gangbang tem inspiração direta do Monty Python, programa que na época aparentava ter esgotado todas as possibilidades do formato de esquetes de humor para televisão em forma e conteúdo. Trabalhando no Comédia MTV, percebi que o Gangbang tem uma estética e processo de produção muito mais próximos do cinema do que da TV: filma-se plano por plano, diversas vezes, sempre tendo o cuidado de arrumar as luzes para a fotografia em cada cena. Sendo que, no Brasil, já que o cinema existe graças às leis de incentivo, a indústria televisiva tem um processo muito mais insano de produção, no sentido de que tudo que existe um prazo para entrega, faz com que a produção tenha que ser muito rápida. Sendo assim, o Gangbang é original na medida em que não se prende aos formatos do Brasil, e também não se limita às suas referências, já que existe um foco assumido de se buscar a sinceridade do que é dito. Todos os integrantes sempre se cobram naquilo que propõem, defendem suas idéias, mas buscam não ser presos a elas. Nos deixamos ser convencidos pelos outros quando os argumentos são coerentes.
Você acha que a originalidade é possível de que maneira?
Vejo as referências como inspiração direta para a criação, o que diferencia de cópia é o fato de se apropriar das referências, torná-las parte do seu processo de criação, para então resignificá-las com suas características e forma de pensar, sempre priorizando a sinceridade daquilo que é dito, se isto é algo que te pertence. Aí, o resultado final, será uma mistura de tudo aquilo de que você gosta e se inspira de forma natural, menos pensada.
Pra você que sabe como funcionam as produções independentes, o que muda quando vê seu trabalho veiculado pela MTV?
Quando vejo o programa sendo veiculado pela MTV, sei que ele terá um alcance muito maior e que poderá ser visto por muito mais pessoas, e justamente por esses motivos, teremos que, enquanto produtores independentes, encontrar meios de se adequar a um sistema e formato sem perder a identidade.
Querô - uma reportagem maldita, peça de Plínio Marcos, é bem forte e dramática, diferente do Gangbang. Você tem alguma preferência de gênero?
Como público gosto de todos os gêneros. Como ator, prefiro a comédia, onde utilizo muito da minha personalidade na construção das personagens e situações que são plausíveis com minha realidade. No caso de Querô, o personagem tinha um perfil muito próximo também, mas não é algo que goste muito. Prefiro criar os textos em que atuo, ou atuar em textos que tenham sido criados por alguém que conhece minhas qualidade e limitações.
É mais difícil expor críticas com o humor?
Acho o humor a melhor ferramenta para expor críticas, seja quais forem. É o único lugar onde podemos rir do quanto idiota somos, na pretensão de se criticar algo ou alguém, e através dessa brincadeira fazer surgir a crítica em si. Enquanto ator, penso que somente através do humor podemos proporcionar ao público a experiência de rirem de si mesmos através do outro e dessa experiência de troca.
Poucos canais têm espaço para produções que não geram lucro. Você acha que o fator produto limita a arte?
O fator produto limita bastante a arte, e por isso vejo como um desafio a oportunidade de se educar o público para um conteúdo diferente do usual, para assim, com o tempo, possa ser um produto que atraia anunciantes (gere lucro) e tenha uma finalidade artística. Aproveitando assim, essa abertura cada vez maior da televisão para conteúdos que sejam ousados criativamente. Vide a evasão de roteiristas e atores de Hollywood para as séries de TV. O cinema está cada vez mais preocupado com o lucro, limitando assim o conteúdo dos filmes. Pensando na lógica: quanto mais caro é o filme, mais público ele precisa ter para poder obter lucro, sendo assim, quanto mais caro um filme, mais acessível ao público ele terá que ser. O mais loco é que é em Hollywood, o único lugar no mundo em que existe uma indústria de cinema onde se faz filmes independentemente da ajuda estatal - esses filmes grandes, que é gerado muito lucro, e proporciona a experimentação em projetos menores e mais ousados, que vão aos poucos sendo incorporados pelo público e com o tempo se transformam em mainstream. Parece ser um movimento cíclico.
Trintaeum Filmes GANGBANG
Programette 03 Temporada 01
"Piada"
Gangbang no Portal MTV
Trintaeum Filmes
CINEMÓIDE
Por que você deixou o Direito para se voltar ao teatro? Foi algo consciente na época ou aconteceu naturalmente?
No último ano da faculdade eu fazia estágio em um escritório. Aquela rotina de trabalho e as pessoas com quem trabalhava me fizeram perceber que não conseguia me imaginar trabalhando em nenhuma área do direito, o que eu tentava me convencer desde o primeiro ano de faculdade, de que descobriria uma área com a qual me identificasse e teria prazer. Coincidiu de começar um curso de clown logo no início do quinto ano, o que abriu as portas do teatro para mim. Assim que me formei em Campinas tive que voltar para Jacareí e lá, através de um amigo de meus pais que tinha um grupo, comecei a ensaiar peças e conheci outras pessoas do meio teatral da cidade.
O que é mais gratificante como ator: teatro ou televisão?
Como ator, acho que você se expressa de verdade no teatro. A televisão, desde o formato às exigências de anunciantes, remete muito mais a um produto/imagem do que a algo artístico. Por isso deve ser muito mais elaborada e pensada para poder ser algo de qualidade.
Você se inspira em alguém pra estimular sua criatividade?
Me inspiro em diversos criadores, atores e diretores. Gosto muito de Andy Kaufman, Monty Python, Tim an Eric, Zac Galafinakis, Andy Sandbert e todo o Lonely Island, Human Giant, Will Ferrel, Jim Carrey... Como ator gosto muito também de Louis Garrel, Louis Pierr Léad, atores que fazem personagens muito próximas de suas realidades e possuem características fortes, que sempre agregam às personagens que interpretam. Pretendo estudar mais arte dramática para poder me dedicar a personagens mais complexas e que me satisfaçam mais como ator.
Como surgiu a idéia do programa Gangbang?
O programa surgiu da vontade de fazer um algo extremamente surtado, que vinha das idéias que todos tínhamos na época, das coisas que vínhamos assistindo e a rotina que vivemos. Os quatro atores principais são da Trintaeum Filmes e moramos juntos, além disso, existe um "elenco fixo" que sempre participa. O primeiro programa para o Portal MTV terá quase 10 minutos e será uma única história, quase um curta, só que com a linguagem nonsense, bastante auto-referência aos demais episódios, muita metalinguagem e atores interpretando a si mesmos.
O nonsense do programa foi uma escolha também sem sentido?
O nonsense foi uma escolha natural, inconscientemente ligada ao mundo contemporâneo, da construção da identidade através da imagem e claro, devido às referências e coisas que vínhamos assistindo na época. Hoje, com essa atual temporada que estamos produzindo, vejo que o nonsense foi incorporado de forma orgânica na criação dos roteiros. Ou seja, ele faz sentido enquanto nonsense, os esquetes passaram a ter começo, meio e fim, não necessariamente nessa ordem, nem com a noção tradicional de ação e reação.
Nos anos 70, Monty Python fazia uma série cômica que já apresentava grande teor de nonsense e influenciou muitos outros programas, inclusive brasileiros, como Casseta e Planeta Urgente! e Tv Pirata. Você acha que o Gangbang se espelha nesse padrão e em que proporções ele é original?
O Gangbang tem inspiração direta do Monty Python, programa que na época aparentava ter esgotado todas as possibilidades do formato de esquetes de humor para televisão em forma e conteúdo. Trabalhando no Comédia MTV, percebi que o Gangbang tem uma estética e processo de produção muito mais próximos do cinema do que da TV: filma-se plano por plano, diversas vezes, sempre tendo o cuidado de arrumar as luzes para a fotografia em cada cena. Sendo que, no Brasil, já que o cinema existe graças às leis de incentivo, a indústria televisiva tem um processo muito mais insano de produção, no sentido de que tudo que existe um prazo para entrega, faz com que a produção tenha que ser muito rápida. Sendo assim, o Gangbang é original na medida em que não se prende aos formatos do Brasil, e também não se limita às suas referências, já que existe um foco assumido de se buscar a sinceridade do que é dito. Todos os integrantes sempre se cobram naquilo que propõem, defendem suas idéias, mas buscam não ser presos a elas. Nos deixamos ser convencidos pelos outros quando os argumentos são coerentes.
Você acha que a originalidade é possível de que maneira?
Vejo as referências como inspiração direta para a criação, o que diferencia de cópia é o fato de se apropriar das referências, torná-las parte do seu processo de criação, para então resignificá-las com suas características e forma de pensar, sempre priorizando a sinceridade daquilo que é dito, se isto é algo que te pertence. Aí, o resultado final, será uma mistura de tudo aquilo de que você gosta e se inspira de forma natural, menos pensada.
Pra você que sabe como funcionam as produções independentes, o que muda quando vê seu trabalho veiculado pela MTV?
Quando vejo o programa sendo veiculado pela MTV, sei que ele terá um alcance muito maior e que poderá ser visto por muito mais pessoas, e justamente por esses motivos, teremos que, enquanto produtores independentes, encontrar meios de se adequar a um sistema e formato sem perder a identidade.
Querô - uma reportagem maldita, peça de Plínio Marcos, é bem forte e dramática, diferente do Gangbang. Você tem alguma preferência de gênero?
Como público gosto de todos os gêneros. Como ator, prefiro a comédia, onde utilizo muito da minha personalidade na construção das personagens e situações que são plausíveis com minha realidade. No caso de Querô, o personagem tinha um perfil muito próximo também, mas não é algo que goste muito. Prefiro criar os textos em que atuo, ou atuar em textos que tenham sido criados por alguém que conhece minhas qualidade e limitações.
É mais difícil expor críticas com o humor?
Acho o humor a melhor ferramenta para expor críticas, seja quais forem. É o único lugar onde podemos rir do quanto idiota somos, na pretensão de se criticar algo ou alguém, e através dessa brincadeira fazer surgir a crítica em si. Enquanto ator, penso que somente através do humor podemos proporcionar ao público a experiência de rirem de si mesmos através do outro e dessa experiência de troca.
Poucos canais têm espaço para produções que não geram lucro. Você acha que o fator produto limita a arte?
O fator produto limita bastante a arte, e por isso vejo como um desafio a oportunidade de se educar o público para um conteúdo diferente do usual, para assim, com o tempo, possa ser um produto que atraia anunciantes (gere lucro) e tenha uma finalidade artística. Aproveitando assim, essa abertura cada vez maior da televisão para conteúdos que sejam ousados criativamente. Vide a evasão de roteiristas e atores de Hollywood para as séries de TV. O cinema está cada vez mais preocupado com o lucro, limitando assim o conteúdo dos filmes. Pensando na lógica: quanto mais caro é o filme, mais público ele precisa ter para poder obter lucro, sendo assim, quanto mais caro um filme, mais acessível ao público ele terá que ser. O mais loco é que é em Hollywood, o único lugar no mundo em que existe uma indústria de cinema onde se faz filmes independentemente da ajuda estatal - esses filmes grandes, que é gerado muito lucro, e proporciona a experimentação em projetos menores e mais ousados, que vão aos poucos sendo incorporados pelo público e com o tempo se transformam em mainstream. Parece ser um movimento cíclico.
Trintaeum Filmes GANGBANG
Programette 03 Temporada 01
"Piada"
Gangbang no Portal MTV
Trintaeum Filmes
CINEMÓIDE
cara, adoro Monty Python... tem um episódio que é uma partida de futebol entre filósofos, eu racho de rir, uahuahuahuaha
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=moWZm66J_yM
vc escolheu bem as perguntas, foi coerente com o perfil dele... gostei qdo pergunta sobre a originalidade do Gangbang, acho legal qdo coloca o entrevistado um pouco contra a parede, acho que sempre tem que ter uma questão que dá aquela cutucada.
(tá bom, assim? tem que elogiar mais? uhauahuahuahua)