quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Penseiro esperando o trem

Quando resolvi criar esse blog, não sabia ao certo sobre o que falaria, o título que poria, e se vos agradaria. Lembro de pedir ajuda aos amigos, sugestões, imposições, alguém prepara tudo pra mim que eu só quero chegar! Teve uma conversa específica, a qual quero citar; Estava conversando com o comparsa Thiago Lins e falei algo sobre querer ser como Guimarães. Ele riu, eu me conformei, esqueci.
Quis ser como muitas pessoas nesse meio tempo, inclusive como eu mesma. Uma dessas pessoas foi Chico Buarque. Estava completamente encantada pelo homem. Foi nesse encanto que li o seguinte trecho sobre Pedro Pedreiro:

Teve uma época que eu só lia Guimarães Rosa. Eu queria ser Guimarães Rosa. [...] Quando gravei minha primeira música – hoje eu me envergonho um pouquinho disso, porque é difícil você querer ser Guimarães Rosa –, inventei esse “penseiro”, é claro que pra fazer uma rima, uma aliteração [...] mas era aquela coisa de achar que pareceria Guimarães Rosa. Parece nada.*

Já quis ser Guimarães Rosa, já quis ser Chico Buarque, já quis ser como o Chico que quis ser como Guimarães. E eu fico penseira, imaginando se este já quis ser outra pessoa.

* Trecho retirado do livro Histórias de canções: Chico Buarque.

4 comentários:

  1. Que barato!!! gosto tanto de Guimarães também!

    e tenho mais um pra te apresentar que já quis ser Guimarães... olha esse entrevista da Caros Amigos:

    http://www.overmundo.com.br/overblog/manoel-de-barros-se-considera-um-songo-parte-i

    Manuel de Barros, outro que adorava passarinhar.

    ResponderExcluir
  2. Cara cupincha Amanda,

    Pareço malvado neste teu texto, parece que ri de tua cara. Mas sim, todos queremos ser outra pessoa de vez em quando, não? "Eu é um outro", só pra querer ser como Rimbaud. Meu outrem favorito foi sempre Dylan, comprei até óculos escuros a prestação.

    Pra tu deixar de ficar penseira, te digo por meio de Décio Pignatari, que esteve muitas vezes com Rosa: Guimarães queria ser Euclides e queria ser Joyce. Misturando Os Sertões com Ulisses é que nasceu o Grande Sertão. Sem cangaceiros andando em Dublin, é claro, porque o rapaz de Cordisburgo sabia escrever.

    www.cavaloeletrico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. pára de ler para parar de pensar. pensar de mais dói a cabeça... :)

    ResponderExcluir
  4. qualquer projeto, pode ser super importante ou algo bem bobinho, é bem mais fácil quando é só chegar e tá tudo pronto. mas o legal é vc construir ele desde o very beggining: buscar inspirações e até tentar ser como alguém que vc viu que foi algo do que vc queria ou parte disso. Enfim, vc começa, continua termina. A graça é: quando tá td pronto, do seu jeito vc pode olhar, com orgulho, e falar: fui eu que fiz!

    ResponderExcluir